sábado, 13 de abril de 2013

FORMAÇÃO DIOCESANA PARA AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR

     Hoje das 09:00 as 13:00h no Centro Pastoral da Sagrada Família, em Parnaíba, houve formação para os palestrantes da Pastoral Familiar, que cuidam da formação de noivos.
     Estavam presentes, além dos coordenadores do Encontro Mundial de Casais e da Comunidade Face de Cristo, os agentes pastorais das paróquias:
- Sagrado Coração de Jesus e Nossa Srª dos Remédios, de Piripiri;
- São João Batista, de Fronteiras;
- São Gonçalo, de Batalha;
- São José do Divino;
- Nossa Srª da Boa Esperança, de Esperantina;
- Santa Luzia, de Luzilândia;
- Nossa Srª do Perpétuo Socorro, de Cocal;
- Nossa Srª do Carmo, de Domingos Mourão
- São José Operário e Nossa Srª da Conceição, de Pedro II
- Nossa Srª da Conceição, de Luiz Correia;     
- Nossa Srª da Graça, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Srª de Fátima, Santa Luzia, Santa Ana e São Sebastião, de Parnaíba.
     O casal Edson & Lurdinha da Comissão Diocesana fizeram a abertura da reunião, apresentando Padre Antonio, Diretor Espiritual da Pastoral Familiar, com quem fizemos a oração inicial.

      A formação teve início com a palestra gravada em vídeo de Dom alfredo, sobre o Sacramento do Matrimônio, segundo o Código de Direito Canônico.  Após a palestra gravada, reunimo-nos em grupo por paróquia, para respondermos as seguintes questões:
1) O que não sabíamos?
2) Quais as dúvidas, a partir da fala de Dom alfredo?
3) O que vamos fazer de concreto para preparar melhor os casais, em nossa paróquia?
- Respostas dos agentes paroquiais de nossa paróquia (o Coordenador da Comunidade Face de Cristo, José de Sales, se fez presente em nosso grupo)
1) Não sabíamos que a imposição do Matrimônio, ao casal com convivência marital, que está buscando o Sacramento do Batismo aos seus filhos, torna este Matrimônio nulo.
2) As nossas dúvidas residem no que devemos mudar no conteúdo de nossas palestras e se o tempo - dois dias - é o suficiente para a formação que ministramos atualmente aos noivos.
3) A Pastoral Familiar de nossa paróquia fará uma reunião para analisar o conteúdo de nossas palestras e se vamos acrescer o tempo de formação para noivos, após está análise, vamos levar ao nosso pároco as sugestões, para aprovação ou não.    
     Dando prosseguimento a formação, o Professor Jaime e sua esposa Amilda, falaram sobre a preparação de palestras e palestrantes.
     Antes da oração final e bênçãos dos alimentos por Padre Antonio, o casal Edson & Lurdinha fêz uma rápida apresentação das palestras que nossa paróquia usa na formação para noivos.
  

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário