quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PROJETO DE VIDA PESSOAL E FAMILIAR

Oração Inicial – pg 8
Canto
PALAVRA DE DEUS – Js 24, 14-15
     “Agora, portanto, temam ao Senhor, servindo-o com integridade e fidelidade. Tirem do meio de vocês os deuses, a quem seus antepassados serviram no outro lado do rio Eufrates e no Egito. Contudo, se vocês acham que não é bom servir ao Senhor, escolham hoje a quem vocês querem servir: aos deuses que seus antepassados serviram no outro lado do rio Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, na terra dos quais  agora vocês habitam. Eu e minha família serviremos ao Senhor.”
COMENTÁRIO BÍBLICO
     Após conduzir o povo e alcançar a conquista da terra prometida, Josué convoca o povo a um grande compromisso: servir ao Senhor com integridade e fidelidade. Josué era líder, temente ao Senhor e dedicado ao seu projeto. Colocou-se como exemplo, como referência para o povo dizendo: “eu e minha família serviremos ao Senhor”. Porque vivia a fidelidade e a confiança no Senhor na sua família é que Josué pôde exortar outras famílias, outros grupos a esta importante e definitiva decisão: O Senhor ou outros deus do passado? Não há meio termo! Escolham!
COMENTÁRIO INICIAL
     Permanentemente somos desafiados a fazer opções e decisões em nossa vida. Elas garantirão a realização de um projeto de vida que levará ou não à realização de felicidade de cada um de nós ou do grupo que participamos.
     Deixar de lado atitudes e memórias negativas do passado e utilizando-as somente como um sofrido aprendizado para novas atitudes, pode ser um grande recurso para viver bem o presente e a liberdade tão desejada. Para isso, faz-se necessário fazer memória do passado, falar de como se chegou ao estágio atual, de como a vida, a família, as relações foram sendo construídas, reconhece-las (boas ou não tão boas) como parte da sua vida. Perdoar e pedir perdão, reconciliar-se consigo, ou mesmo com Deus para, a partir de então, seguir pelo mesmo caminho ou tomar novos rumos que definirão a vida e a felicidade.
     Outro recurso para construir uma vida saudável e feliz é assumir conjuntamente, com a graça de Deus, um projeto de vida que exige clareza e firme decisão de todos os envolvidos. Nenhum projeto de vida feliz e livre se constrói isoladamente, somos seres relacionais. Na família, pais e filhos podem abraçar juntos projetos de vida e felicidade.
REFLEXÃO
Dirigente (viúva/o) – Todos os seres humanos têm um “projeto de vida”: O que eu quero? Como estou? O que posso fazer? Um conjunto de expectativas e organizações quanto ao futuro, um sonho, o que vai ser e como será.
     O projeto de vida não é algo acabado, que um dia se pensou e se fez para sempre, mas que se constrói durante toda a vida da pessoa, que desenvolve e modifica-se com o passar dos anos, conforme a pessoa cresce, a partir do seu ambiente, dos vínculos que estabelece e das condições nas quais vive. E ainda, dos conhecimentos que adquire, das habilidades e aptidões que descobre e desenvolve.
     A pessoa humana educa e é educada aprendendo conteúdo de valores que assumirá em sua vida, que proporcionará um sentido para a própria vida, ou seja, uma vocação à existência.
TodosCristo, oriente nosso projeto de vida, nos infunda alegria e liberte-nos.
Leitor 1 – O projeto de vida, envolve a pessoa inteiramente, como ser único, insubstituível e irrepetível que é. Cada pessoa tem um porquê de existir, tem uma missão a cumprir, e constrói seu projeto a partir do que já existe, mas atenta ao seu ser que se modifica, abrindo-se para o sentido da vida, do que está por vir. Planeja, traça objetivos a serem alcançados, propõe metas e etapas, e  busca recursos para realiza-las.
TodosO projeto de vida cristã tem uma palavra de ordem que alimenta a esperança da qual sentimos necessidade: Jesus Cristo.
Leitor 2 – É condição para um projeto de vida que a pessoa possa se conhecer ao longo de sua existência, saber de sua dignidade como filho(a) de Deus para poder visualizar nos seus sonhos e ideais suas possibilidades, fazer escolhas diante das oportunidades que lhes são oferecidas, optar pelas alternativas que sejam mais significativas, que correspondam mais às exigências do seu coração.
TodosA nova evangelização na família impele-nos a um testemunho da fé.
Leitor 3 – Quando a família é considerada e tratada como o núcleo da sociedade, convém lembrar de que existem metas que são construídas em comum, o que, muitas vezes, não está na lógica difundida nos meios de comunicação.
     Muitas vezes os membros da família precisam priorizar a atenção, criar espaços para estarem juntos, conversarem, relacionarem-se, estes momentos afirmam e renovam os valores que contrapõem com o apelo ao individualismo proposto pela mídia em geral, mas significativos e de suma importância para a vida humana e familiar, correspondendo mais ao sentido da vida.
     Não existem só projetos individuais, há situações em que toda a família se une numa “empreitada de muitas mãos”, e aquele que seria um projeto pessoal torna-se coletivo.
TodosUm projeto de vida autenticamente cristão fortalece cada vez mais a relação com o Senhor Jesus Cristo, porque apenas Nele reside a certeza para olhar o futuro e a garantia de um amor autêntico e duradouro.
Dirigente (viúva/o) – Na situação em que um pai resolve construir ou reformar sua casa, os filhos podem empenhar-se em ajuda-lo, economizando ou unindo forças para levar adiante tal objetivo.
     Da mesma forma, em outro momento toda a família pode contribuir para pagar os estudos de um filho ou mesmo para cuidar da saúde de um dos membros.
     Enfim, existem inúmeras situações nas quais o apoio mútuo contribui mais para a realização de todos do que simplesmente pela satisfação das necessidades de apenas uma pessoa; para isso ser realidade, é importante o diálogo, a conversa e a apresentação da proposta como algo que  beneficiará a todos.
TodosO projeto de vida construído na família e na comunidade nos orienta para a doce e confortante alegria de evangelizar, mesmo quando parece que o anúncio é uma semente nas lágrimas (cf Sl 126,6).
Leitor 1 – Em geral, as pessoas entendem que o projeto de vida está relacionado apenas ao trabalho e ao estudo. Como se as principais metas na vida de uma pessoa fossem aquelas direcionadas para alcançar uma realização profissional e intelectual. Assim, o valor e a dignidade de uma pessoa estariam limitadas à sua capacidade de ser bem sucedida no trabalho e no estudo.
     A construção do projeto de vida é um processo dinâmico, que envolve todas as dimensões da pessoa. Este processo não pode, portanto, ser reduzido apenas à dimensão profissional, pois a inserção no mercado de trabalho não basta para a  realização pessoal.
     As redes de relações estabelecidas no decorrer da vida são cruciais para que a pessoa cresça, favorecendo o desenvolvimento afetivo e social, bem como o apoio para o aperfeiçoamento de habilidades e talentos. É claro que é um projeto de vida, e como um projeto está suscetível ao tempo e condições para ser realizado.
Todos – “Não temais”!: é a palavra do Senhor (cf Mt 14, 27) e do anjo (cf Mt 28, 5) que sustenta a fé dos transmissores e educadores do Evangelho, dando-lhes força e entusiasmo. Seja também esta a palavra dos anunciadores, que sustentam e nutrem o caminho de cada pessoa humana para o encontro com Deus.
Leitor 2 – Na relação estreita entre família e projeto de vida se evidencia: o projeto do casal é um eixo par ao futuro de toda a família. Obviamente a família é o ponto de partida para consecução de um projeto de vida. Um casal que se une em matrimônio já começa ali a construir sua família.
     Todas as iniciativas que se constroem a partir do projeto do casal repercutirão diretamente na vida futura de seus filhos. Os passos iniciais do projeto familiar definem-se então pelos posicionamentos do casal, desde a decisão de ter filhos ou não, de construir uma casa para morar, de trabalhar para manter a família.
Todos“Não temais!” Seja a palavra da nova evangelização na transmissão da fé aos filhos, com a qual, os pais, como família Igreja, animados pelo Espírito Santo, proclamem aos filhos e “até aos confins do mundo” (At 1,8) Jesus Cristo, Evangelho de Deus, para a fé dos homens.
Leitor 3 – O projeto de vida dos pais inclui ainda a atenção às necessidades de todos os membros do grupo familiar: afetivas, de trabalho e estudo, na vivência do amor, de saúde, na valorização das amizades e dos vínculos com a família de origem.
     No caso de filhos adolescentes e jovens, exige-se dos pais maior abertura para o diálogo, na orientação quanto aos relacionamentos afetivos, nas decisões relacionadas à sexualidade e às escolhas direcionadas para o estudo e trabalho.
     Os filhos, por sua vez, assimilam valores através da posição dos pais diante da própria vida e inspiram-se nestes, como modelos de referência.
     Os pais são convidados a ajudar os filhos na construção do projeto de vida e não impor a estes seus sonhos.
Dirigente (viúva/o) – Os membros da família que participam ativamente da comunidade em que estão inseridos – como grupos religiosos, clubes, associações, dentre outros – contribuem também para ampliar as possibilidades para o projeto de vida de seus membros, enriquecendo e criando novas oportunidades para a realização dos seus projetos pessoas.
     Finalmente, a família quando é vista como modelo a ser seguido, inspira seus membros a construírem um ideal de vida, pois, a influência da família revela-se nas escolhas que cada pessoa faz, especialmente no caso dos filhos, incentivando-os no desejo de constituir a própria família futuramente.
     O projeto de vida autêntico constrói-se na participação do contexto familiar e comunitário, possibilitando o desenvolvimento do senso de responsabilidade pessoal e social no exercício da cidadania, assim colaborando, em especial com os mais pobres, para que todo o ser humano possa ter dignidade e vida plena.
FALA DO MAGISTÉRIO (Um(a) jovem)
     Do encontro pessoal com Jesus Cristo nasce o discípulo, e do discipulado nasce o missionário. O encontro pessoal é a primeira etapa. Em seguida, nasce um itinerário, em cujas etapas amadurecem pouco a pouco o compromisso com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo, à luz do mistério pascal. Cada etapa abre horizontes ao jovem para definir seu projeto de vida.
     O jovem aprende a escutar o chamado de Cristo; a buscar uma vida interior de valores evangélicos; a sair do individualismo para pensar e trabalhar com os outros; a participar de uma comunidade eclesial concreta; a se sensibilizar, como o bom samaritano, com o sofrimento alheio; a participar de uma pastoral orgânica com os outros; a entender que a luta pela justiça é um elemento constitutivo da evangelização; e a se comprometer de maneira decisiva com a missão.
     Essas etapas devem levar a uma opção vocacional, entendida como vocação de leigo ou vocação de especial consagração, como presbítero ou religioso(a). O que sustenta a caminhada è a graça de Deus (44ª Assembleia Geral, Evangelização da Juventude, nº 88).
MOMENTO DE PARTILHA
1. Sua família é referencia para outras famílias no que diz respeito à confiança e fidelidade a Deus?
2. Como está o diálogo entre nós (pais e filhos) quando se trata de assumir juntos algum compromisso especialmente se este exige certas renúncias pessoais para o benefício do todo?
3. Qual o seu projeto de vida e de sua família?
FATO DE VIDA (Um casal da Pastoral Familiar)
Louis (1823-1894) e Zélie Guérin Martin (1831-1877)
     A vida de Louis e Zélie Martin se desenvolve entre os anos de 1823 e 1894. Tiveram nove filhos, entre eles Thérése (Santa Terezinha). A família estava em Alençon, com a morte da Senhora Martin, mudou-se para Liseaux. Louis e Zélie nasceram em uma família de militares e tiveram vários testemunhos de fé em Deus e amor a Igreja entre os seus familiares.
     Zélie ingressa no convento das irmãs de São Vicente de Paulo, que trabalhavam num hospital, e Louis entra no Convento de São Bernardo para meditar e rezar, mas os dois foram desencorajados de permanecer nesses locais pelos superiores das comunidades, que consideravam que eles não tinham vocação para a vida consagrada. Na busca de viverem a santidade na vida matrimonial, eles se casaram no dia 13 de julho de 1858, ele com 35 anos e ela com 27 anos de idade.
     Os Martin tinham como objetivo de vida o Céu, procurando colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas. Ambos iam à missa e encontram na Eucaristia sustento para a vida familiar. Pelo testemunho dos pais, as cinco filhas aprenderam bem o caminho da Igreja e o valor das coisas de Deus.
     A vida cristã dos Martin era uma resposta de amor, pela oração em família, pela leitura espiritual, pela prática da generosidade e sacrifício, na aceitação da vontade de Deus e por buscar na vida da Virgem Maria, São José e dos santos estímulos para a conquista da santidade em família.
     Um testemunho vivo de amor a Deus, principalmente na morte de quatro filhos dentre os nove que tinham. Numerosos exemplos Louis e Zélie também nos dão na educação das filhas, e muitos deles Santa Terezinha recordará nos seus escritos. Zélie adoece de câncer e manifesta nesse período um grande testemunho de confiança em Deus, escrevendo que “Deus nos permite aquilo que podemos carregar”. Louis a acompanha com solicitude e verdadeira fé em Deus em sua doença.
BÊNÇÃO DA MESA
Antes da refeição
     Senhor, de quem procede todo bem, nós Vos louvamos; abençoai estes alimentos e concedei que eles nos revigorem para melhor Vos servir na partilha dos bens. Por Cristo Ressuscitado. Amém.
Depois da refeição
     Nós Vos agradecemos, Pai Santo, o alimento que nos destes e concedei fome de justiça a quem é dado o pão de cada dia. Por Cristo, Nosso irmão. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário