quarta-feira, 23 de julho de 2014

CELEBRAÇÃO - FAMÍLIA CIDADÃ E AS ELEIÇÕES 2014 - HF 2014



(Por um Brasil com características de família: o que é bom para a família é bem para o país.)
(Numa mesa com toalha, flores velas, colocar a imagem de um crucifixo, uma Bíblia aberta e o livro da Constituição. Cada participante traz seu título de eleitor ou um documento)
AUnidos, como Igreja, e convocados pelo nosso batismo para nos empenhar por um mundo justo, solidário e fraterno, queremos, hoje, rezar pelas próximas eleições e nos comprometer a exercer com responsabilidade cristã nosso direito de cidadãos com espírito crítico.
Canto  -
A – Em nome  do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
A – Cada um de nós levará seu título de eleitor (documento) e colocará sobre a Bíblia rezando:
     Trindade Santa, receba meu propósito de exercer minha cidadania com responsabilidade e compromisso na construção de um país cristão que promova a vida familiar, segundo desígnio de Deus, e que zele pela vida humana, desde a concepção até o seu término natural.
Palavra de Deus  - 1Tm 2, 1-4
     Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças em favor de  todos os homens, pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Comentário
     A política é uma das formas mais altas de caridade, porque é servir o bem comum, portanto, nenhum cidadão pode permitir-se “lavar-se as mãos” desse compromisso. Todos devem fazer algo segundo as suas possibilidades. Podemos rezar. E rezar pelas autoridades significa assumir uma postura de comprometimento no exercício da cidadania, que se expressa através do voto consciente que definirá o futuro do Brasil. Também podemos e devemos votar num candidato que pratique e promova os valores cristãos.
Reflexão
Leitor 1 – Uma sociedade que é desejada, planejada e construída como uma família cristã é a melhor garantia de dignidade e fraternidade para todos nós. A família, como modelo para a sociedade, recorda a todos, em especial aos governantes, que a atenção e a centralidade na pessoa humana, na sua individualidade inserida no todo (realidade vivida em comum),é o caminho mais adequado para a realização e o bem-estar de todos.
T – Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. (Sl (84,11)
Leitor 2 – Comprometer-se na construção de uma sociedade com as características de uma família, segundo o desígnio de Deus, significa colocar no centro de toda ação política e social a pessoal humana, imagem e semelhança de Deus, e suas relações, que exigem, além das condições materiais, promover a pessoa segundo o princípio do humanismo integral.
T – Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. (Sl (84,11)
Leitor 3 – Assim, com o modelo da família cristã, construímos uma sociedade justa e fraterna que assume o bem comum. Que possibilite condições para a pessoa “ser pessoa” e diz não à ilusão do assistencialismo das “bolsas escravagistas”.
T – Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. (Sl (84,11)
Leitor 1 – Um caminho que podemos percorrer para a construção de uma sociedade brasileira é votarmos em candidatos que têm na centralidade de seus desejos, preocupações, planos políticos, práticas, o cuidado e promoção da família. Pessoas que a tenham como modelo a seguir e, ainda, que a promovam, através de políticas familiares (como saúde, educação e trabalho), candidatos que promovam condições para que a família brasileira possa ser, cada vez mais, família e não outra coisa.
T – Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. (Sl (84,11)
Leitor 2 – É importante verificar, antes e depois das eleições, se os candidatos e partidos estão comprometidos com os valores cristãos da família, justiça, solidariedade social, dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana, desde a concepção até a morte natural.
T – Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. (Sl (84,11)
– Para instaurar a vida política verdadeiramente humana nada melhor do que desenvolver o sentido de justiça, de benevolência, de serviço do bem comum, de reforçar as convicções fundamentais acerca da verdadeira índole e, também, da comunidade política, e corroborar no exercício reto e nos limites da autoridade pública. (Gaudium et Spes, 73)
Oração
A – Senhor ajude-nos a votar em candidatos que:
1) amparem, protejam e promovam a família cristã cidadã e, encontrem nela o modelo de sua atuação política;
2) sejam conhecidos pelos valores e pelo testemunho de honestidade e prática do bem comum segundo a justiça – “ficha limpa”;
3) respeitem a liberdade de consciência, as convicções religiosas e morais dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé;
4) atuem filiados aos partidos que acreditam e promovem o desenvolvimento pela educação e trabalho dignos;
5) pratiquem os valores cristãos/católicos, segundo a doutrina social da Igreja na sua vida pessoal, familiar e pública;
6) tenham vínculo com as comunidades locais, sejam dignos, capazes, com credibilidade pública e que estejam em sintonia com suas próprias convicções;
7) sejam contrários e reprovem qualquer lei que permita a morte de crianças e a ideologia de gênero;
A – E acima de tudo, Senhor, que acreditemos e nos empenhemos num Brasil-família solidário, justo e fraterno. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário