segunda-feira, 21 de julho de 2014

MOMENTOS DIFÍCEIS - Hora da Família 2014



Oração diante das dificuldades – Quando foi que Deus falhou?
(sobre uma mesa. Uma vela, uma Bíblia e uma foto da família)
AEstamos reunidos, lembrando a Palavra de Deus que diz: ”Tudo posso naquele que me fortalece”. Por isso, a oração é a nossa forma de dizer a Deus o quanto esperamos Dele, em todas as horas, mas, principalmente, diante deste desafio que nossa família enfrenta (comentar) o(s) desafio(s)).
Casal – Vamos abrir a Bíblia para que a Palavra de Deus nos guie nesta hora da necessidade e nos inspire bons pensamentos e fortaleça as atitudes que precisamos.
(Abrir a Bíblia em Lucas 17, 5-6 e ler o texto em voz alta)
Filhos – Vamos acender esta vela recordando a Palavra de Jesus “Vós sois a luz do mundo...”. Com confiança de que não existem trevas maiores do que uma chama, pois mesmo sendo pequena afasta a escuridão.
- Cada um, ao acender a chama na vela, reza:
     Senhor, que esta vela que acabamos de acender seja luz para a nossa família que passa (dizer o(s) desafio(s), a fim de que Vos digneis a nos esclarecer em nossas dificuldades e fortalecer em nossas decisões. Que seja fogo do Espírito a fim de que queimeis em nós todo egoísmo, orgulho e impureza. Que seja chama Ressuscitadora a fim que aqueçais nosso coração. Ajudai-nos a prolongar a nossa oração nas atividades deste dia, e a encontrar a luz que necessitamos. Amém!
Palavra de Deus
ACom a mesma confiança do salmista rezemos o Salmo (123):
Leitor 1 – Se não estivesse o Senhor do nosso lado, Israel que o diga. Se o senhor não estivesse do nosso lado, quando os homens nos assaltaram, então nos teriam devorado vivos, no furor de sua ira contra nós.
TO nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
Leitor 2 – As águas nos teriam inundado, a torrente chegado ao pescoço; as águas impetuosas chegariam ao nosso pescoço.
TO nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
Leitor 1 – Seja bendito o Senhor! Ele não nos entregou como presas para os dentes deles. Fugimos vivos, como o pássaro foge da rede do caçador: a rede rompeu-se, e nós escapamos. O nosso auxílio é o nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
TO nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
PARTILHA
(Repetir o versículo que mais chamou a atenção e, logo após um momento de silêncio, cada um formule sua súplica ao Senhor e se quiser diga-a em voz alta. Depois, cada membro da família pode repetir a oração)
TSenhor da vida, libertador de Israel, restaurador das famílias, olhai para nós e ajudai-nos.
A – Saudemos Maria, modelo do cristão, que com seu amor materno nos trouxe Jesus e manteve-se em pé diante da cruz do seu Filho, com uma Salve Rainha.
BÊNÇÃO DA FAMÍLIA
A – São José, homem justo, trabalhador incansável, guarda íntegro dos penhores que lhe foram confiados, guarde, proteja e ilumine a nossa família.
TAmém!
A – Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja também a Mãe da “Igreja doméstica” e, graças ao seu auxílio materno, que cada família cristã possa tornar-se verdadeiramente uma “pequena Igreja”, na qual se manifeste e reviva o mistério da Igreja de Cristo. Seja Ela, a Escrava do Senhor, o exemplo de acolhimento humilde e generoso da vontade de Deus; seja Ela, Mãe das Dores aos pés da Cruz, a confortar e a enxugar as lágrimas dos que sofrem pelas dificuldades das suas famílias.
TAmém!
A – E que Cristo Senhor, Rei do Universo, Rei das famílias, como em Caná, esteja presente em cada lar cristão a conceder-lhe luz, felicidade, serenidade, fortaleza.
TAmém!
A – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Canto – Cantar a beleza da vida (Pe. Zezinho)
1. Cantar a beleza da vida,/ presente do amor sem igual:/ missão do teu povo escolhido./ Senhor, vem livrar-nos do mal.
Vem dar-nos teu Filho, Senhor,/ sustento no pão e no vinho/ e a força do Espírito Santo/ unindo teu povo a caminho.
2. Falar do teu Filho às nações,/ vivendo como ele viveu:/ missão do teu povo escolhido./ Senhor, vem cuidar do que é teu.
3. Viver o perdão sem medida,/ servir sem jamais condenar:/ missão do teu povo escolhido./ Senhor, vem conosco ficar.
4. Erguer os que estão humilhados,/ doar-se aos pequenos, aos pobres:/ missão do teu povo escolhido./Senhor, nossas forças redobre.
5. Andar os caminhos do mundo,/ plantando teu Reino de paz:/ missão do teu povo escolhido Senhor, nossos passos refaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário