quinta-feira, 14 de maio de 2015

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA


A família é um lugar privilegiado na vida das crianças


     A família é considerada a unidade básica da sociedade. É o vínculo afetivo mais valorizado. Neste Dia Internacional da Família, que se celebra cada ano no dia 15 de maio, foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 47/237 de 20 de setembro de 1993, com o objetivo de aumentar o grau de consciência e de reflexão sobre todos os temas que rodeiam a família, como também fomentar os laços familiares.

O valor da família


     A ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a importância da família como lugar privilegiado dentro da educação infantil. A família é o lugar de crescimento, onde as crianças devem encontrar proteção e segurança. O direito à família deve ser preservado e em alguns países, conquistado. As necessidades das famílias são diferentes segundo o nível econômico e a luta pelo seus direitos, em cada país.

     Nos países em vias de desenvolvimento, muitas famílias são obrigadas a mudar constantemente de lugar, para buscar a supervivência em outras regiões ou países ou para fugir das guerras e conflitos. Nos países mais desenvolvidos as famílias também apresentam problemas. As necessidades às quais se enfrentam são mais emocionais que econômicas. A família é a base da educação infantil.

O que é a família


     A família é muito mais que uma composição formada por pessoas que compartilham laços sanguíneos, como pais, avós, tios, primos, sobrinhos, netos... Hoje em dia as famílias se transformaram muito devido às mudanças socioculturais, econômicas e religiosas.

     É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com a família só faz bem para as crianças porque traz mais proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.
     Neste Dia Internacional das Famílias, é importante que os pais, especialmente, revejam os seus conceitos e o seu papel e posição diante dos filhos e entre eles. É necessário que todos os membros da famílias assumam as suas responsabilidades dentro do lar para que a família esteja equilibrada. A celebração do Dia Internacional da Família é uma grande oportunidade para que as famílias demonstrem e reflitam sobre como melhorar a relação entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário