terça-feira, 30 de junho de 2015

FIDELIDADE E PERSEVERANÇA - HORA DA FAMÍLIA 2015







Em vão trabalham os que edificam se o Senhor não construir a casa!


     Quando possível, preparar o ambiente com cadeiras em meia lua defronte a um pequeno altar caseiro – ou no salão da comunidade – com mesa, toalha, flores, crucifixo, bíblia, etc. Uma casa em miniatura em cima de uma pedra, ou pintura ou foto que a represente.

I Acolhida
Depois de uma acolhida calorosa e espontânea.
D – Senhor, nós te agradecemos pelo dom da nossa comunhão em ti. Estamos contentes por nos reunir novamente em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Que teu Espírito habite o coração de cada um de nós, agora e sempre!
T – (cantando) Vem Espírito Santo, vem. Vem iluminar..
II – A palavra de Deus 
D Sl 127, 1-2 - “Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.”
L 1Mt 7, 21.24-2 - “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavra e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha”.
III – Rezando a partir da palavra
D – Jesus, tu és a nossa rocha firme que não se abala nunca! Queremos, construir nossas vidas sobre ti! Nossa família existe porque foi teu chamado que nos reuniu e é o teu amor que nos sustenta!
L 1 – Ajuda-nos, Senhor, a nunca perder a memória daquilo que somos e nunca esquecer aquilo que tu fizeste em nossa vida! Que possamos descobrir sempre de novo o entusiasmo da vida nova, do caminho de salvação que nos fazes experimentar!
L 2 – Não queremos remendo novo em pano velho! Queremos a veste nova da festa do teu Reino entre nós! Por isso, liberta cada um de nós Senhor Jesus, de toda superficialidade e mediocridade.
L 3 – Que a nossa pertença ao teu coração não seja uma mera religiosidade social, de aparências e gestos formais. Não queremos viver na superfície e sim mergulhar na tua salvação, na vida nova e realmente transformada que tu nos dá.
T(cantando) “Tu és minha vida, outro Deus não há. Tu és minha estrada, a minha verdade.”
L 1 – Não queremos uma casa sobre a areia, mas sobre a rocha firme que és tu, Senhor. Queremos levar a sério toda a tua palavra, cada um dos teus mandamentos, pois somente tu tens palavras de vida eterna!
L 2 – Bom Jesus, nosso irmão e amigo, nós só podemos perseverar neste caminho da tua salvação se tua amizade nos sustentar, se tua graça habitar nosso coração e se tu fores sempre o centro da vida de nossa família, a rocha onde está construído o nosso lar!
L 3 – Mas só descobre o segredo de uma vida contigo, Senhor, quem vende todos os seus tesouros mesquinhos para ficar com a pérola de maior valor que tu és! Ajuda-nos a amar-te e seguir-te acima de todas as coisas!
T(cantando) “Ò Senhor da vida, creio sempre em Ti. Filhos Salvador, eu espero em Ti”. (Pausa para meditação)
L 1 – Pertencemos a esta família Senhor, porque cada um de nós pertence antes de tudo a ti e à tua Igreja! Não nos deixe esquecer isso! Não permita que idolatremos a família como uma realidade independentemente de ti. Pois se não és tu que edificas a nossa casa, não adianta nada trabalhar para construí-la.
T – Sim Senhor, a família cristã nasce do teu chamado e só tem sentido de ser, quando se torna chamado para os outros!
Canto
L 1 – Senhor, o amor de minha esposa (esposo) e dos meus filhos só tem sentido se for algo redescoberto a partir do teu amor por mim! Dentro do meu coração há uma grande abertura para o infinito que só tu podes preencher. É como teu seguidor que quero edificar minha família, segundo teu Evangelho!
L 2 – É verdade Senhor! Todo amor humano corre o risco de se deteriorar e pode até virar idolatria, se não estiver alicerçado na rocha que tu és! É unicamente por isso que nós cristãos cremos que o matrimônio é indissolúvel, porque o teu dom e a tua promessa são irrevogáveis e tua fidelidade é para sempre.
L 3 – O matrimônio indissolúvel não é obra nossa! És tu Senhor que constróis em nós a indissolubilidade da casa construída sobre a rocha! Somos, por tua graça, um sinal da tua fidelidade à humanidade.
L 1 – E quando chegar nossa vez, Senhor, não nos deixe realizar um matrimônio que não seja em ti e por ti, que não seja serviço ao teu Reino e caminho der santidade para nós!
L 2 – Ajuda-nos a compreender e celebrar este teu sacramento Jesus, como ele é e pelo que ele é. Não queremos usá-lo em função de nossas ideias fechadas, não queremos usar o teu altar para uma mera cerimônia social que não signifique nossa plena aceitação do teu caminho de salvação.
Canto
(Reza-se um Pai nosso)
D  Senhor, te pedimos a paz do teu reino e da tua graça. Só podemos amar, porque tu nos amaste primeiro! Pedimos-te o dom do matrimônio e da família, o dom da indissolubilidade. Que cada gesto nosso seja um edificar da nossa casa sobre a rocha que tu és! Que amemos nossa família e todas as pessoas com o teu amor!
T – Amém!
IV – Encerramento
D  Mãe do Senhor e nossa mãe e educadora no caminho de Jesus, alcance do teu Filho para nós a graça de humilde perseverança. Nossa esperança é caminhante e não olhamos mais para trás, porque já temos experimentado o cêntuplo que teu filho prometeu a quem o segue.
 D – Estivemos aqui reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
V – Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário