domingo, 19 de julho de 2015

1º Encontro do HF 2015 - COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

     Na noite de hoje estivemos acompanhando na Comunidade Nossa Senhora da Consolação, os catequistas da Comunidade que fizeram o 1º encontro do Hora da Família 2015 com o tema: "Gerados no amor de Deus e enviados a manifestá-lo aos outros", que aconteceu na residência do casal Dorival & Bete.

 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

VIDA CONSAGRADA E FAMILIAR - Hora da Familia 2015

VIDA CONSAGRADA E FAMILIAR - FAMÍLIA: CELEIRO DE VOCAÇÕES MATRIMONIAIS E CONSAGRADAS


I Acolhida
Depois de uma acolhida calorosa e espontânea.
D – Aqui estamos na tua presença Senhor, para ouvir tudo o que tens a nos dizer. Queremos estar cada vez mais abertos ao teu chamado!
L 1 – Senhor Jesus, nós te louvamos e agradecemos pelo grande jardim e pomar que é tua Igreja, com flores e frutos de todos os tipos, sabores e cores, ou seja: com vocações variadas e tantos dons diferentes para enriquecer nossa missão no mundo”
T – (cantando) “Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor! Prá fazer tua vontade...”
II – A palavra de Deus 
D Mt 19, 4-6; 10-12 – “Jesus então lhes disse: Vocês não leram o que a escritura diz: ‘No começo o criador os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe e os dois tornam uma só carne!’ Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, ninguém separe o que Deus uniu (...) Os discípulos lhe perguntaram: ‘Se é esta situação entre o home e sua esposa, então é melhor não se casar’. E Jesus respondeu: ‘Isso não é para todos, pois há razões diferentes que tornam alguns homens eunucos. Há eunucos que nasceram assim, outros que os homens os fizeram assim e outros que SE TORNARAM EUNUCOS PELO REINO DO CÉU!’ Quem puder entender, que entenda!”
L 1 – Jesus nos fala de duas vocações definitivas, o matrimônio e a virgindade consagrada. Paulo entendeu bem esse convite. Por isso ele disse aos cristãos de Corinto: “Gostaria que todos os homens fossem tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro.” (1 Cor 7)
L 2 – Essa consagração exclusiva a ti Senhor é um dom muito presente desde o início do cristianismo. A Tua Palavra que salva chegou a muitos lugares da Terra, e ainda chega, por causa dessa dedicação exclusiva de corações enamorados unicamente de ti.
L 3 – Do mesmo modo, muitos foram aqueles que acolheram o chamado ao matrimônio, para também dar frutos dignos do Reino de Deus. São dois modos diferentes de te seguir Senhor.
Canto
III – Rezando a partir da palavra
D – Vamos rezar agora a partir das palavras do Papa Francisco, que nos fala da beleza e do desafio de se abrir aos dons que duram para sempre!
L 1 – “Uma vez ouvi um seminarista, um bom seminarista, que dizia que queria seguir Cristo, mas por dez anos, e depois pensaria em começar outra vida... Isto é perigoso” Ouçam bem: todos nós, também nós mais velhos, inclusive nós, estamos sob a pressão desta cultura do provisório; e isto é perigoso, porque assim não se joga a vida de uma vez para sempre”.
L 2 E prosseguiu o Papa: “Eu caso-me enquanto o amor dura; eu faço-me freira, mas por um ‘tempinho...’, ‘um pouco de tempo’, e depois verei; eu faço-me seminarista para ser padre, mas não sei como vai acabar a história. Não pode ser assim com Jesus! Eu não vos reprovo, reprovo esta cultura do provisório, que nos fustiga a todos, porque não nos faz bem!”
L 3 – “É esta insegurança do amor” – diz o papa Francisco – “que não é certa: é o amor apenas ‘para prova’ (...) Sabemos que tudo isto pode satisfazer alguns desejos, dar algumas emoções, mas no final é uma alegria que permanece na superfície, não desce ao íntimo, não é uma alegria íntima: é a sensação de um  momento que não dá a verdadeira felicidade. A alegria não é a emoção de um momento: é outra coisa!”
(breve pausa para meditação)
L 1 – E o papa ainda diz: “A verdadeira alegria não vem das coisas, do ter, não! Nasce do encontro, da relação com os demais, nasce do sentir-se aceito, compreendido, amado e do aceitar, do compreender e do amar: e isto não pelo interesse de um momento, mas porque o outro, a outra é uma pessoa. A alegria nasce da gratuidade de um encontro! (...)  E é precisamente isto que Deus nos faz compreender. Ao chamar vocês, Deus lhes diz: ‘Tu és importante para mim, eu amo-te, conto contigo’. Jesus diz isto a cada um de nós! Disto nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim!”
L 2 – “Compreender e sentir isto” – explica Francisco – “é o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir que para Ele nós não somos números, mas pessoas; e sentir que é Ele que nos chama!”
L 3 – Ouçamos uma vez mais, o Papa Francisco falando aos jovens em Assis: “Não tenham medo de dar passos definitivos. Existe certo sentimento de medo frente à realidade do compromisso, como algo definitivo. Quem não tem medo de abraçar a vocação matrimonial tendo a consciência de que é para a vida toda? Qual jovem não sentirá medo de abraçar o sacerdócio? Ou qual jovem não sentirá como desafio o chama a uma vocação de consagração total a Deus?”
T(cantando) “Me chamaste para caminhar na vida contigo...”.
Reza-se o Pai-nosso
D – Senhor Deus, que continuas a passar pelo cotidiano de nossas vidas, ajuda com a tua graça as crianças, os jovens e os adultos, a ouvir o teu chamado e a te seguir pelas estradas do mundo. Para que cada um responda com generosidade ao assumir a vocação matrimonial e familiar ou a vida consagrada. Faze com que nossos lares estejam abertos a acolher, acompanhar e sustentar as vocações que suscitastes. Amém!
Canto
IV – Encerramento
D  “O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça brilhar o seu rosto sobre ti e te conceda sua graça, o Senhor volte para ti a tua face e te dê a paz!”
 D – Estivemos aqui reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Canto

terça-feira, 7 de julho de 2015

FECUNDIDADE CONJUGAL E FAMILIAR - FAMÍLIA CRISTÃ: DOM DE AMOR PARA O MUNDO - Hora da Família 2015




I Acolhida
Depois de uma acolhida calorosa e espontânea.
D – Queremos ser Senhor, uma imagem do amor que viveis na Trindade, pois somos vossa imagem e semelhança! Muito obrigado por nos reunir novamente em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
     Estamos gratos Senhor pelo dom da família, sinal da tua aliança de amor com o mundo! Ainda que a realidade deste dom fique muitas vezes apagada em nossa vida, nós te agradecemos por nos revelar a nossa identidade mais profunda que nasce do sacramento que nossos pais um dia celebraram diante do teu altar!
Canto
II – A palavra de Deus
D Jo 15 1,-4 - “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo ramo que em mim não dá fruto e poda todo aquele que dá fruto, para que produza mais. Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vocês. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vocês, se não permanecerem em mim”
III – Rezando a partir da palavra
L 1 – Senhor, quando criaste o homem e a mulher no começo dos tempos, tu disseste a eles e a nós: “sejam fecundos! Crescei e multiplicai-vos!” Quantos países hoje enfrentam incertezas quanto ao futuro, porque os jovens tem medo de ouvir este convite que nos torna participantes da beleza da criação divina.
L 2 – Em uma de suas homilias na casa Santa Marta, o papa Francisco nos alertou, dizendo: “A cultura do bem-estar nos convenceu, ‘É melhor não ter filhos! Assim você pode conhecer o mundo, quando estiver de férias, pode ter uma casa no campo, ficar tranquilo’ (...) Ao fim, esse matrimônio chega à velhice com a amargura da má solidão. Não é fecundo, não faz o que Jesus fez com a Sua Igreja: tornando-a fecunda”.
L 3 – A fecundidade é um dom da tua bondade Senhor, mas pede também a nossa maturidade e generosidade. Ninguém é feliz se não vive a experiência da generosidade. Gerar filhos não é mera função reprodutiva, é ser participante da criação divina! Nós te agradecemos, Senhor, pelo privilégio de participar do teu ato criador.
T(cantando) “Sim eu quero o que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor!....”
L 1 – Colocamos em tuas mãos, Senhor, os casais que vivem a angustia de não conseguir gerar filhos. E colocamos também no teu coração, tantas crianças que não tem pais! Que essas duas necessidades se encontrem na generosidade que tu despertas no coração de quem se abre ao amor.
L 2 – Mas ajuda-nos, Senhor, a não sermos geradores apenas do corpo dos nossos filhos, pois antes de tudo eles são teus filhos, criados por ti. E foi também por eles que tu te fizeste homem para nos salvar, vivendo entre nós, morrendo e ressuscitando para nos dar a vida que existe em ti!
L 3 – É esta vida nova, vida de graça e santidade, que nos torna fecundos e criativos. Nossa família quer ser fecunda, Senhor! (erguendo a foto de uma videira) Ela quer ser como o ramo que permanece na videira que és tu, e assim frutifica! (pausa para reflexão)
L 1 Frutificar é também gerar e nutrir discípulos do teu caminho. Não permita que sejamos um galho quebrado, afastado de ti, seco e sem vida. Ajuda-nos com tua graça e amizade, a sermos sinais da tua presença, sinais que possam atrair para ti aqueles que vivem ao nosso redor!
L 2 – Um dia Senhor, tu nos contaste esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o encontro; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? Respondeu-lhe ele: Senhor deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.”
L 3 – Agracia esta nossa família, Deus querido, com o dom da fecundidade missionária. Que nosso modo de viver possa falar fortemente de ti aos outros. E dá-nos também a sabedoria das palavras para comunicar a tua salvação no meio em que vivemos.
T (cantando) “Quero ter nos meus olhos a luz do teu olhar. Quero ter nas minhas mãos, tuas mãos a me guiar!”
L 1 – Ajuda-nos a comunicar com a vida e com a palavra o amor que nos deste, o caminho da salvação em que nos colocaste. Que saibamos fazer isso com humildade, sabedoria, com a alegria de quem fala de um tesouro descoberto!
L 2 – Que nosso coração não se afaste nunca do teu e que nosso olhar esteja sempre fixo no teu olhar. E que assim todo aquele que olhar para nós, possa também ver para onde estamos olhando, possa ver de onde vem a grande beleza que nos mantém enamorados da vida, possa ver de onde vem o entusiasmo do nosso amor fecundo e criativo!
(Reza-se um Pai nosso)
D – Que os frutos do teu Espírito Santo possam dar sementes da vida nova em nossas vidas. E que possamos semear essas sementes da tua palavra por toda parte Senhor! Queremos apenas colaborar, ser teus humildes instrumentos, para a semeadura do teu reino! Amém!
Canto
(Colocando as sementes no vaso de terra e cantando: “Põe a semente na terra, não será em vão, não te preocupe com a colheita, plantas para o irmão (bis)”)
IV – Encerramento
D  Que Deus Todo –Poderoso nos abençoe, nos guarde e nos conduza à vida eterna! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.
Canto
Abençoa Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

REUNIÃO DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL - JULHO 2015





 By PASCOM PSS
- Formação – sobre o capítulo IV, do documento 100 (Comunidade de comunidades: uma nova paróquia).
- Oração de abertura da reunião.
- Leitura da Ata da reunião do CPP de Jun/15.
A – Pauta da Reunião
01 – Haverá reunião do COMIPA (em relação a Semana Missionária de JAN/16), dia 16/07, às 18:30h.
     - Com relação às Missões ocorridas Na Comunidade Santa Clara, Isabelle falou que foi positiva, embora com a pouca participação da Comunidade.
02 – Pastoral do Batismo:
     - Haverá reunião com a coordenação da Pastoral do Batismo – dia 07/07, às 18:30h; e
     - Haverá formação com os agentes da Pastoral do Batismo das Comunidades – dia 25/07 às 14:30h.
03 – Encontrão com os jovens – Reunião com os grupos de jovens para preparação do encontrão – dia 12/07.
04 – Novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – de 10 a 19/07 – Valmir, coordenador da Comunidade, convidou a todos para participarem do novenário.
05 – Romaria diocesana (zonal Norte), para o Santuário da Mãe dos Pobres, dia 19/07.
     - Saída da Matriz, às 15:00h (ônibus conduzirá até a Igreja de Santa Isabel). Aí terá início da caminhada até o Santuário.
     - 19:00h – Celebração Eucarística, no Santuário. Após a celebração, show de Zé Vicente
06 – Nossa paróquia é convidada para o novenário da paróquia Santa Ana, na noite de 20/07.
07 – Nossa paróquia é convidada também para o novenário da paróquia Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora Mãe dos Pobres), na noite de 22/07.
08 – Assembleia eletiva nas Comunidades: (Mandato de 3 anos)
     - Nossa Senhora de Fátima – dias 05 e 06/09;
     - Santa Clara – data a definir;
     - Nossa Senhora da Consolação – dias 10 e 11/10;
     - Cristo Rei – dias 17 e 18/10;
     - Nossa Senhora do Bom Conselho – dias 30 e 31/10;
     - São João Paulo II – dias 07 e 08/11;
     - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – dias 21 e 22/11;
     - Nossa Senhora de Aparecida – dias 28 e 29/11;
     - São Benedito – dias 05 e 06/12;
     - Santa Cecília – dias 12 e 13/12; e
     - Nossa Senhora da Conceição – dias 19 e 20/12.
09 – Hora da Família – Os encontros do “Hora da Família”, irão ocorrer no decorrer deste mês de julho. Nossa paróquia ainda livreto disponível à venda.
10 – Semana Nacional da Família:
     - dia 08/07 às 08:00h – reunião com Pastoral Familiar e ECC, sobre a SNF; e
     - Dia 12/07, na missa das 08:00h, acontecerá o envio para os que vão trabalhar nos encontros do “Hora da Família”.
11 – Retiro com as missionárias da Mãe Rainha, Terço dos homens e terço das mulheres – dia 23/08 a partir das 08:00h, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
        . Será utilizado p/peregrinação o livro
12 – Novenário de São Francisco:
     - Os componentes dos grupos deverão estudar o livro “Resgatando a alegria de servir”, disponível na secretaria no valor de R$ 2,00;
     - No dia de São Francisco, a procissão será também a “Caminhada pela Paz” (evento diocesano – a forma será definida pela diocese)
13 – Romaria para o Santuário de Fátima em São Benedito/CE – dia 13/09.
14 – Avisos:
        . de Frei Santos:
      - Situação econômica – As Comunidades deverão atentar com relação a escrituração do livro Caixa, afim de atender às exigências da diocese
     - Distribuídos os carnês da rifa do Novenário de São Francisco;
     - Edvaldo, do ECC, falou do 27º Encontro de Casais a ser realizado nos dias 10 a 12/10, e falou também do jantar beneficente, no valor de R$ 10,00, que ocorrerá dia 02/08, no D’Granja.
     - Isabele, convidou a todos a participarem do Novenário de Santa Clara nos dias 02 a 11/08;
     Wedno, fou que dia 12/07, na missa das 17:30h, será comemorado o aniversário do grupo Shekinah.